sábado, 31 de maio de 2014

Tijolos e blocos

   Tijolos e blocos é um componente tradicional nas construções brasileira, e cada profissional tem sua preferência e suas particularidades em relação qual tipo usar.
   No meu caso ao longo dos anos na construção, também adquiri uma particularidade em qual tipo usar.
   Para o embasamento, utilizo o tijolo comum vermelho, também chamado de tijolo maciço de composição da argila.

Tijolo maciço (comum) vermelho
Temos também no mercado o tijolo maciço branco mas, esse na maioria das vezes são mal curados, ou seja mal queimados, e isso significa que é um tijolo de baixa resistência, quebram fácil, dando a impressão de um tijolo "podre". Por isso utilizo o vermelho, quando bem curado, é tijolo excelente, de ótima resistência.
Tijolo maciço branco

   Para a alvenaria, utilizava o tijolo cerâmico 8 furos ¨baiano" (9x19x19cm) mas, também com o tempo, passei a utilizar o tijolo cerâmico 6 furos (9x14x24cm), o motivo é que as juntas ficam mais distantes uma das outras, uma maneiras a mais para prevenir o surgimento de trincas nas paredes, outro motivo é a produção da mão de obra, se torna mais rápido devido o tamanho.
Tijolo cerâmico 6 furos


   Resumindo, em relação a tijolos são essas as dicas básica que tenho, acredito que pode ajudar a você evitar dores de cabeça futura com trincas, uma patologia bastante comum nas construções.
Espero, com essas informações, ter ajudado alguém na escolha do tipo do tijolo em que vai utilizar em sua obra.

Um grande abraço, a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário