sábado, 31 de maio de 2014

Tijolos e blocos

   Tijolos e blocos é um componente tradicional nas construções brasileira, e cada profissional tem sua preferência e suas particularidades em relação qual tipo usar.
   No meu caso ao longo dos anos na construção, também adquiri uma particularidade em qual tipo usar.
   Para o embasamento, utilizo o tijolo comum vermelho, também chamado de tijolo maciço de composição da argila.

Tijolo maciço (comum) vermelho
Temos também no mercado o tijolo maciço branco mas, esse na maioria das vezes são mal curados, ou seja mal queimados, e isso significa que é um tijolo de baixa resistência, quebram fácil, dando a impressão de um tijolo "podre". Por isso utilizo o vermelho, quando bem curado, é tijolo excelente, de ótima resistência.
Tijolo maciço branco

   Para a alvenaria, utilizava o tijolo cerâmico 8 furos ¨baiano" (9x19x19cm) mas, também com o tempo, passei a utilizar o tijolo cerâmico 6 furos (9x14x24cm), o motivo é que as juntas ficam mais distantes uma das outras, uma maneiras a mais para prevenir o surgimento de trincas nas paredes, outro motivo é a produção da mão de obra, se torna mais rápido devido o tamanho.
Tijolo cerâmico 6 furos


   Resumindo, em relação a tijolos são essas as dicas básica que tenho, acredito que pode ajudar a você evitar dores de cabeça futura com trincas, uma patologia bastante comum nas construções.
Espero, com essas informações, ter ajudado alguém na escolha do tipo do tijolo em que vai utilizar em sua obra.

Um grande abraço, a todos!



quinta-feira, 29 de maio de 2014

Revista CASA & CIA

NOVIDADES!

Para quem gosta de novidades, arquitetura e construção.

Matéria na revista Atenção. 

Edição Especial Anual Revista CASA & CIA


Conteúdo digital no site

http://www.revistaatencao.com.br





domingo, 25 de maio de 2014

Continuação muro de arrimo

Essa semana os serviços na obra, forem interrompidos pela chuva mas, deu para avançar um pouquinho.
A energia também foi ligada, agora é só esperar o tempo ficar ensolarado para que se Deus quiser finalizar o muro de arrimo, e depois aterrar o terreno.

Na foto da para observar a energia sendo ligada, falando em energia optamos por poste pronto, onde o relógio de medição já vem embutido no poste, junto com disjuntor e fiação, é pratico e econômico. 


sábado, 17 de maio de 2014

Muro de arrimo

Os serviços do muro de arrimo continua...
Essa semana foi concretada as vigas baldrames e iniciado a elevação da alvenaria. Mas, caso você estiver pensando o que é viga baldrame e elevação de alvenaria vai ai uma breve descrição:

VIGA BALDRAME: A viga baldrame é uma estrutura que se apóia em blocos de fundação geralmente sobre estacas. Em residências, as estacas são geralmente brocas executadas de maneira tradicional. A opção por viga baldrame, em conjunto com os blocos de fundação, se dá quando a resistência do solo só é encontrada em profundidades maiores.

ALVENARIA DE VEDAÇÃO: É uma alvenaria que não é dimensionada para resistir a ações além de seu próprio peso. A vedação vertical é responsável pelo fechamento da edificação e também pela compartimentação dos ambientes internos. A maioria das edificações executadas pelo processo construtivo convencional (estrutura reticulada de concreto armado moldada no local) utiliza para o fechamento dos vãos paredes de alvenaria. 

Viga Baldrame Concretada

Arranque do tirante

Ferragem Armada do tirante

Alvenaria do muro de arrimo

canteiro da obra

Essas são algumas das fotos que tirei essa semana, não vejo a hora de terminar o muro de arrimo, aterrar e começar a construção em definitivo.
Na próxima semana, na segunda-feira estarei começando duas casas menores financiadas pela caixa e compartilharei alguns assunto sobre ela também. Um grande Abraço a todos!

sábado, 10 de maio de 2014

Fundação

Essa semana graças a São Pedro foi muito produtiva, foi feita a limpeza mecânica do terreno 

Abrigo Provisório: Para armazenar ferramentas e materiais

 Locação das estacas

Estacas Apiloada: Esse tipo de fundação, tem uma resistência maior de ponta, a terra é compactada a cada batida do pilão, o solo fica mais resistente e compactado



Aço: Corte, dobra e armação da ferragem 

Estaca concretada

Pois bem essa semana conseguimos fazer toda a parte da fundação do muro de arrimo, agora vamos partir para a elevação.

sábado, 3 de maio de 2014

Terreno

   Para ajudar a você entender o passo a passo de uma construção, vou postar frequentemente fotos, das etapas de uma obra em que comecei essa semana 28/04/2014. Assim ficará mais simples entender alguns macetes indispensável na obra.
   Antes de começar a citar assuntos referente a construção, vou comentar um pouco sobre o terreno em que estou construindo. Ele está localizado dentro de um condomínio, com medidas 15 x 30 m, como vocês podem verem na imagem abaixo, ele não é plano e ai é um dos pontos negativos em relação a custo, antes de começar a construção terei que fazer um muro de arrimo, o desnível em um dos pontos do terreno é de 2,30 m, então imagina os custos com  tijolos, concreto, aço e madeira para o muro de arrimo, a quantidade de terra que precisa parra a terraplenagem do terreno. Infelizmente quando o proprietário foi comprar não se atentou a esse detalhe, que para a surpresa dele custará ao seu bolso entorno de 35 mil.
   Procure sempre adquirir um terreno plano, isso evita custos desnecessário.
Terreno 15x30m vista frontal
Vista Lateral do terreno
Fique ligado! Na próxima postagem falarei um pouco sobre instalações provisória, reuso e reciclagem, tudo o que você pode fazer para economizar e ajudar o meio ambiente.

Apresentação

   Olá Pessoal! Sou novo por aqui, espero somar e compartilhar conhecimentos, para quem irá construir ou está construindo sua tão sonhada casa, sempre acompanho alguns blogs e percebi que na maioria das vezes as dúvidas são técnicas e tem poucos profissionais da área envolvidos nas postagens mas, várias pessoas leigas buscando informações para implantar em sua obra portanto se eu puder ajudar com alguma informação, estou a disposição.